Tudo sobre o Jalapão: dicas essenciais para os viajantes
Tudo sobre o Jalapão: dicas essenciais para os viajantes
Os melhores roteiros do Jalapão: como escolher seus passeios
Veja MaisOs melhores roteiros do Jalapão: como escolher seus passeios
O Parque Estadual do Jalapão colocou definitivamente o Tocantins no mapa do turismo brasileiro na última década. Com cerca de 1590 km², a região reúne rios, cânions, cachoeiras, morros, dunas, lagoas, fervedouros, chapadões e comunidades quilombolas.
Toda essa natureza, as comunidades e seus encantos atraíram muitos viajantes nos últimos anos, principalmente aqueles em busca de ecoturismo e aventura.
Saindo da capital Palmas, são aproximadamente 150 km até Ponte Alta do Tocantins, a cidade que costuma ser usada como base para os roteiros.
Mas, muitos perguntam: qual o melhor roteiro no Jalapão? Como escolho os passeios?
Para ajudar você, elaboramos esse texto. Confira aí!
Montando o melhor roteiro para você
As viagens pelo Parque duram entre 4 e 7 dias, dependendo do roteiro. E o ponto positivo é que existem passeios para todos os tipos de turista.
Aqueles mais aventureiros e dispostos podem encarar as trilhas de até 30 km em um único dia, as chamadas travessias jalapoeiras. Já quem não gosta de (ou não pode) andar tanto, é possível focar nas opções em que veículos 4x4 cumprem a maior parte do trajeto.
Então, para escolher, você precisa verificar qual sua disponibilidade de dias e disposição para atividades físicas (intensas ou mais leves). Lembrando sempre que é preciso contar dois dias a mais da chegada e saída de Palmas.
Os melhores pacotes de passeio pelo Jalapão
Os pacotes são as melhores formas de explorar a região, pois incluem, em geral, transporte terrestre, hospedagens, alimentação, guia e taxas. Assim você só se preocupa em chegar e sair de Palmas. O restante do trajeto é comandado pelo guia!
Vale atentar que alguns pacotes disponibilizam atrações opcionais, que são pagas à parte. Então, desejando realizar a atividade, é preciso levar dinheiro também.
Selecionamos alguns dos pacotes que oferecem os roteiros exclusivos e mais desejados!
Emoções (4 dias)
O roteiro pelo Jalapão mais compacto é o Emoções, de quatro dias e três noites; e esse é o mínimo indicado para conhecer a região!
Saindo de Palmas, o primeiro destino é a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada no pôr do sol.
O segundo dia oferece visitas ao Cânion Sussuapara, à prainha do Rio Novo e às Dunas do Jalapão no entardecer.
O terceiro dia conta com um trekking opcional na Serra do Espírito Santo para o amanhecer, além de passeios à cachoeira do Formiga e aos fervedouros do Ceiça, do Bela Vista e do Alecrim.
E o último dia tem pela frente o fervedouro Puro Encanto, a cachoeira das Araras e o morro da Catedral, chegando em Palmas no final do quarto dia.
Esse roteiro é indicado para quem tem pouco tempo e quer explorar toda a diversidade de atrativos. Veja que ele abrange desde dunas, morros, praias de rios e os famosos fervedouros.
Vivências (5 dias)
O roteiro Vivências tem cinco dias e quatro noites. O trajeto é parecido com o Emoções, porém adiciona alguns atrativos.
Na saída de Palmas, já há parada em Taquaruçu com cachoeiras de águas cristalinas. Depois, no mesmo dia o trajeto chega às cachoeiras das Araras, Escorrega Macaco e Roncadeira. E os dias que seguem: 2, 3, 4 e 5 são similares aos dias do roteiro Emoções.
Emoções e Vivências são os dois pacotes compactos e com valor mais acessível também.
São bons ainda para quem não quer ou pode andar muito, já que boa parte do trajeto é feito em veículo 4x4.
Raízes (5 dias)
O pacote Raízes Jalapoeiras contempla cinco dias e quatro noites, mas tem algumas diferenças do anterior, pois há uma maior interação com a comunidade e suas tradições!
O primeiro dia, saindo de Palmas, tem parada no Cânion Suçuapara, com almoço na prainha do Sr. Abelino (que tem mais de 100 anos, e é o mais velho da região!) e visita às Dunas do Jalapão.
O dia 2 tem visitas aos fervedouros Buriti e Rio Sono e à cachoeira do Formiga. Há um trekking opcional na Serra do Espírito Santo para o amanhecer.
Já o dia 3 tem os fervedouros do Ceiça (o mais visitado e, portanto, mais cheio), Buritizinho e Rio Sono, com visita ao Projeto Mirabilis de construção sustentável.
O dia 4 se aprofunda no Quilombo do Prata, vai ao fervedouro do Alecrim e termina no gostoso hotel Jalapão Ecolodge.
E o último dia passa pelo Rio Soninho e pelo morro Vermelho antes do retorno à Palma.
O Raízes é um pacote mais completo, que visita toda a biodiversidade e inclui ainda muitas histórias e paradas para conhecer as verdadeiras raízes do Jalapão: seu povo!
Volta ao Parque (6 dias)
O pacote Volta ao Parque é mais aventureiro, englobando trilhas e rafting.
No começo do passeio já há um hiking com subida até o morro da Catedral, além de curtir o Rio Soninho e descansar no hotel Jalapão Ecolodge.
O dia 2 começa com um trekking de 12 km até a cachoeira da Velha e depois oferece um rafting de duas horas por corredeiras de classe IV.
Depois dos esforços do segundo dia, o terceiro é mais relax, com visita aos fervedouros Macaúbas e Encontro das Águas pela manhã, com cachoeira do Formiga e morro do Jacurutu de tarde.
No dia 4 há o trekking para a Serra do Espírito Santo (quatro horas), antes da visita às Dunas do Jalapão e prainha do Rio Novo.
O quinto dia tem a Pedra Furada e o Cânion Encantado. E no último, as cachoeiras das Araras, Escorrega Macaco e Roncadeira antes de voltar à Palmas.
Todas as aventuras são entremeadas com visitas às comunidades locais com almoço e jantar bem tradicionais! Uma verdadeira volta completa no Jalapão e suas belezas.
Travessias (7 dias)
O roteiro Travessias Jalapoeiras é o mais intenso e a Cerrado Rupestre é a pioneira em oferecer essa aventura que se diferencia de todas as outras pelo contato intenso com a região e seus moradores.
Aqui os trajetos longos são feitos a pé! Portanto, se você gosta de andar, esse é o seu roteiro!
Com muitas trilhas e trechos com rafting, exige bastante disposição e preparo físico.
O trajeto saindo de Palmas inicia as paradas no morro da Catedral, já com um hiking subindo até o topo!
O segundo dia é a vez da Travessia dos Quilombolas com seus 27 km entre campos nativos e paisagens exuberantes, além das comidinhas deliciosas e muito bate-papo com os moradores das comunidades quilombolas da região.
O dia 3 tem 12 km de trilhas na Travessia dos Fervedouros para conhecer alguns dos principais. Aqui há várias paradas para aqueles banhos refrescantes e relaxantes.
No quarto dia são mais 12 km na Travessia das Dunas para ver o pôr do sol - que garanto que será inesquecível!
No dia 5, é a vez do rafting na Travessia das Águas! São 25 km em corredeiras classe IV, com paradas em várias prainhas e destino final a Praia do Clóvis.
No sexto dia é a Travessia da Velha, para conhecer o Rio Novo e tomar aquele banho renovador de energias na Cachoeira da Velha. Depois, são 12 km até o ponto final, com descanso merecido no Jalapão Ecolodge, de frente para morro Catedral.
E quem chegou até o sétimo dia passou por experiências incríveis em um dos destinos mais sensacionais do Brasil!!
No último dia há apenas o retorno para Palmas, com alma limpa, corpo renovado e mente modificada!
A Travessias Jalapoeiras é a opção perfeita para quem adora trilhas e um maior contato com a natureza e quer fugir dos tradicionais veículos 4x4 em todo trajeto!
Então, já viu seu estilo? Já escolheu o seu roteiro? Vem com a gente Viver o Jalapão!
Como escolher o passeio no Jalapão: melhores roteiros!
Está planejando uma viagem para o Jalapão? Conheça as diferenças entre os roteiros oferecidos e acerte na hora de fechar sua viagem.
Veja MaisComo escolher o passeio no Jalapão: melhores roteiros!
O Robson Frazói, do blog Um Viajante, fez um artigo bem legal e informativo sobre como escolher o melhor roteiro para fazer no Jalapão.
Para ajudar você a escolher, a gente compartilha aqui o texto. Confira abaixo!
O Jalapão, encravado no coração do Brasil, é o principal destino de quem viaja para o Tocantins em busca de aventura. Repleto de belezas naturais, entre dunas, veredas, fervedouros e rios de águas coloridas, o Jalapão tem tudo o que os amantes do ecoturismo procuram.
Como já comentei aqui no blog, a melhor e mais indicada forma de conhecer o Jalapão é contratando os serviços de uma agência.
Mas não basta escolher uma boa agência para garantir a melhor experiência no Jalapão. Muitas pessoas não sabem, mas existem diferentes tipos de passeios e formas de explorar as belezas do destino.
Conhecer as opções e como funciona cada roteiro é a melhor forma de não errar na sua viagem pelo Jalapão – e é isso que vou comentar nesse post.
Como funcionam os passeios no Jalapão
Antes de falar sobre os tipos de roteiros, vamos entender como funcionam, de uma forma geral, os roteiros disponíveis no Jalapão.
Bom, os melhores roteiros variam em opções de 5, 6, 7 e até 8 dias de viagem. Pode ser que você até encontre opções mais curtas, o que eu não recomendo – sua viagem pode ficar muito corrida e você não vai aproveitar tão bem.
As viagens iniciam a partir da cidade de Palmas, capital do Tocantins. De lá você segue por um roteiro ao longo das atrações do Jalapão. O sentido normal da viagem é iniciado pelo município de Ponte Alta do Tocantins, mas também é possível fazer no sentindo contrário – iniciando por São Félix, Mateiros e aí por diante.
Minhas duas primeiras viagens ao Jalapão foram no sentindo contrário e eu realmente pude ver que é a melhor opção – nesse caso o trecho mais chatinho da estrada fica para o final e você não vai ter um baque logo de início.
As opções mais completas de roteiros incluem uma visita na cidade de Taquaruçu, que é repleta de cachoeiras e atrativos naturais. Eu visitei Taquaruçu e me apaixonei!! Fui até a Fazenda Ecológica, onde os cachorros são os guias das trilhas, tomei banho na Cachoeira das Araras, desci em uma tirolesa gigante e assisti ao pôr do sol no alto do Morro da Pedra Pedro Paulo – simplesmente lindo!
Uma opção super legal para você cogitar é chegar no aeroporto de Palmas e seguir direto para Taquaruçu – a distância é quase a mesma em relação ao centro de Palmas. Seu roteiro pelo Jalapão pode começar ou terminar por lá. Vale a pena conversar com a agência para validar essa opção!
O que faz parte dos pacotes pelo Jalapão
Normalmente o que está incluso nos pacotes oferecidos são: o trecho terrestre, as hospedagens, alimentação, guias e entrada nos atrativos. Obviamente isso pode mudar de agência para agência, por isso é importante confirmar certinho antes de fechar sua viagem.
Um ponto super importante: muitas vezes alguns atrativos são listados como opcionais. Por exemplo, o nascer do sol na Serra do Espírito Santo, o Rafting na Cachoeira da Velha, entre outras opções, podem ser cobrados à parte.
Esses adicionais nem sempre são baratos, variando de R$100 a R$200 – por isso é realmente importante se atentar aos detalhes do pacote que você escolher.
Quais as diferenças entre os passeios no Jalapão
Aqui chegamos ao pulo do gato desse post: entender quais as diferenças entre os passeios oferecidos no Jalapão e como isso pode interferir, e muito, na sua experiência por lá.
Para te ajudar a escolher a melhor opção, vou comentar sobre os principais passeios disponíveis no Jalapão e para quem eu recomendo cada um deles. Bora lá!
Jalapão 360 Graus: o roteiro tradicional
O roteiro mais tradicional no Jalapão leva aos principais atrativos do destino em veículos 4×4. Você vai passar uma grande parte do dia se deslocando nas estradas do Jalapão e descer diretamente nos pontos turísticos.
Esse foi o primeiro tipo de viagem que fiz no Jalapão e é a maneira que a maioria das pessoas conhecem.
Sendo super transparente com você, é uma viagem cansativa e que desgasta um pouco. Como já comentei, as estradas no Jalapão são bem complicadas e isso dificulta e prolonga os deslocamentos.
É um tipo de viagem que tem seus prós e contras. Eu fiquei encantado quando fiz a primeira viagem dessa forma, já que, independente do tempo no carro, os atrativos visitados são lindos.
O principal ponto negativo desse roteiro é o grande tempo que você passa dentro do carro – e isso não foi uma conclusão só minha, mas de várias pessoas que fizeram a viagem comigo.
Pra quem eu recomendo esse roteiro?
O roteiro que é o mais “básicão” ou mais “tradicional” no Jalapão, eu recomendo especialmente pra quem tem pouco tempo – 4 dias ou menos – e pra quem quer evitar qualquer tipo de caminhada mais longa.
Sinceramente, acho uma pena visitar um lugar como o Jalapão e passar mais tempo no carro do que em contato com a natureza, mas também entendo que esse é o perfil de muitas pessoas.
Se você estiver ciente dessa questão, do tempo no carro e preferindo evitar caminhada, esse roteiro é sim, sua melhor opção!
Jalapão Volta ao Parque: super recomendado!
O roteiro Jalapão Volta ao Parque foi o que fiz na minha segunda viagem – e o que realmente me conquistou! Diferente do tradicional, esse é um roteiro que você passa mais tempo ao ar livre, faz trekkings, rafting, conhece mais lugares e tem um contato muito mais intenso com a natureza.
Antes que você se assuste com a questão do trekking e rafting, já quero adiantar que tem, sim, mais aventura nesse roteiro, mas você não precisa ser profissional e nem precisa ter um grande preparo físico – eu mesmo nunca tinha feito rafting e simplesmente amei a experiência.
O dia com mais caminhadas desse roteiro tem um total de 13 km. Mas essa distância é intercalada com banho de rio, pausas em veredas e mirantes – o maior trecho do percurso é em terreno bem tranquilo e plano.
Não posso deixar de lembrar que uma parte da viagem também inclui deslocamentos em veículos 4×4, já que não temos como fugir 100% disso no Jalapão – mas nem se compara com o roteiro basicão.
Nos próximos posts vou dar mais detalhes sobre essa experiência, mas se posso dar uma dica agora é: faça esse roteiro, você não vai se arrepender!
Conheça o Roteiro Volta ao Parque
Pra quem eu recomendo esse roteiro?
O Jalapão Volta ao Parque eu recomendo pra qualquer pessoa que queira conhecer o Jalapão de uma maneira muito mais especial. Precisa ter um pouco mais de disposição para caminhar, mas se isso já é algo que te agrada, aí meu amigo, não tenha dúvidas, é a melhor opção pra você!
Vídeo Jalapão Volta ao Parque
Se você quer entender um pouco melhor como é o Roteiro Jalapão Volta ao Parque, esse vídeo é imperdível! Fiz um bate-papo relatando a minha viagem e como foi especial fazer essa versão. Assista e também compartilhe com quem for fazer a viagem com você
Jalapão Travessia: para os mais aventureiros
O Roteiro Jalapão Travessias já é indicado para um público mais específico: que curte grandes caminhadas e tem um certo preparo. Nesse roteiro você chega a caminhar 30 km em um dia – uma boa pernada, né!?
As vantagens também são grandes, já que você passa muito mais tempo ao ar livre, visita e até dorme em algumas comunidades, acampa perto de rios… enfim, é uma proposta muito mais de imersão e aventura.
Eu confesso que sou louco para viver essa experiência no Jalapão – se tiver que voltar pra lá, vai ser pra realizar essa viagem.
Conheça o Roteiro Jalapão Travessias
Pra quem eu recomendo esse roteiro?
O Jalapão Travessias exige, além de um certo preparo e disposição do viajante, também de um pouco mais tempo. Esse roteiro normalmente varia de 7 a 8 dias, podendo ser até maior.
Se você tem esse perfil, nem pense duas vezes: é assim que tem que conhecer o Jalapão!
Jalapão + Cantão e Ilha do Bananal
Um adicional pra quem quer aproveitar a viagem pelo Tocantins é incluir no roteiro o Parque Estadual do Cantão e a Ilha do Bananal.
Foi o que eu fiz na minha primeira viagem e achei incrível! Poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar do Cantão e por isso nem cogitam a ideia de incluir esse destino em um roteiro conjunto com Jalapão.
O Cantão e a Ilha do Bananal são lugares ainda pouco visitados e são perfeitos para quem tem interesse em ver animais selvagens, principalmente aves. Eu confesso que fiquei extasiado nesses lugares – nunca vi tantos pássaros em tão pouco tempo.
Ainda vou fazer o relato e dar mais detalhes sobre essa experiência, mas recomendo muito que você pense nisso se tiver como prolongar sua viagem pelo Tocantins por uns 3 dias.
E se quiser, pode esticar até as Serras Gerais e fazer um roteiro ainda mais completo!
Conheça também os Encantos das Serras Gerais
Então, roteiro definido, é só chamar a gente no Whats para marcar sua viagem pra cá! ;)
Melhor Época para Viajar para o Jalapão
Veja MaisMelhor Época para Viajar para o Jalapão
O Jalapão pode ser visitado durante o ano inteiro! Não há nenhum período que seja impeditivo. Porém, nossa região possui duas estações bem distintas e isso pode influenciar na decisão da melhor data para viajar de acordo com seu estilo.
- Estação Seca
O período sem chuvas vai de maio a setembro, com dias quentes e noites mais amenas.
Como o nome indica, as chuvas são bem escassas e quanto mais perto do mês de setembro, mais seco estará o ar.
Muitos visitantes preferem vir no mês de maio, quando a umidade do ar ainda está alta, não há muitas chuvas e a vegetação está verdinha e mais exuberante.
Porém, quanto mais seco, mais lindo o pôr do sol!
Julho é o mês com menor incidência de chuva e também o período auge da florada dos ipês, que deixam o cenário pintado de amarelo, rosa e branco.
E setembro marca a transição da seca para as chuvas e também o início da colheita do capim dourado - então se quiser vê-lo dessa cor, esse é o mês!
- Estação das Chuvas
As chuvas no Jalapão vão de outubro a abril, mas isso não significa que fique frio por aqui. O calor é constante e o sol não deixa de aparecer, com a diferença de ter umidade no ar e muita água durante alguns dias - o auge das chuvas é no mês de janeiro, quando chega a 225 mm em alguns dias.
O lado ruim do período é a que chuva pode atrapalar um pouco os planos e horários, principalmente o pôr do sol, mas deixará mais rica e exuberante a paisagem.
Mas você deve estar se perguntando sobre a temperatura! Adiantamos que independente da época do ano, a variação de temperatura é pequena, sendo a máxima entre 30°C e 34°C e mínima entre 15°C e 20°C, e a temperatura das águas dos fervedouros e cachoeiras é sempre agradável e um refresco para o intenso calor do Jalapão!
Difícil será escolher apenas uma época para curtir tanta beleza!
Onde fica o Jalapão e Como Chegar nas Cidades da região
Veja MaisOnde fica o Jalapão e Como Chegar nas Cidades da região
Dunas douradas de mais de 40 metros, fervedouros que fazem você flutuar, chapadões que se destacam ao longe, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas...
Imaginou esse cenário? Sabe onde fica? É no Jalapão!
Onde fica exatamente o "Deserto das Águas" - como apelidaram nossa região - ainda é dúvida frequente. Então vamos lá explicar tudinho!
ONDE FICA O JALAPÃO
O Jalapão está localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km de Palmas, nossa capital.
Ele não é uma cidade, como alguns pensam. O Jalapão é uma região ampla, com cerca de 34 mil km² - sendo maior que o território de Sergipe e Alagoas! - e contempla o conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual.
Há vários municípios que estão englobados no Jalapão, entre eles: Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins. Esses quatro locais são portas de entrada para os atrativos e base dos passeios.
COMO CHEGAR NO JALAPÃO
Palmas é a cidade mais próxima que recebe voos diretos de Brasília, São Paulo e Goiânia. Das demais cidades é preciso fazer uma conexão para chegar à capital.
A partir de lá em direção à Ponte Alta do Tocantins (a principal porta de entrada para o Jalapão) são 195 km de estradas asfaltadas. A TO-050 leva até Porto Nacional e de lá, a TO-255 até Ponte Alta. Desse município em diante, só há estradas de terra - inclusive nos 162 km que separam Ponte Alta de Mateiros.
Outra opção a partir de Palmas é ir para o município de Novo Acordo pela BR-010 e depois, pela TO-020.
Já para ir até Mateiros, a principal base para a maioria dos atrativos, é a TO-255 a partir de Ponte Alta do Tocantins ou a TO-030 e a TO-255, a partir de Novo Acordo.
Devido às estradas de terra com solo arenoso, no Jalapão só circulam veículos com tração 4X4 e não é indicado viajar sem guia, pois as estradas têm poucas placas e a maioria das atrações é de difícil acesso, além da densidade demográfica ser baixíssima (não chega a 1habitante/km²) e você dirige por horas sem ver ninguém pelo caminho para dar uma indicação.
Mas, fique tranquilo! A equipe da Cerrado Rupestre, em todos os roteiros, te busca e leva para Palmas com muito conforto e segurança!
Foto: Prefiro Viajar.
O Que Fazer no Jalapão: Experiências Imperdíveis
Veja MaisO Que Fazer no Jalapão: Experiências Imperdíveis
Se você está buscando se desconectar, viver experiências diferentes, visitar cenários exuberantes e conhecer pessoas maravilhosas, o Jalapão precisa ser seu próximo destino!
Por aqui o sinal de celular e TV são substituídos por conversas ao pé do fogo de chão, com simplicidade, sorrisos, hospitalidade e muitas estórias para contar. E o estresse cotidiano dá lugar as coisas simples e mais espetaculares: o estilo de viver integrado à natureza!
Seus dias aqui serão dedicados apenas a sentir, contemplar, viver e experimentar!
E há muito o que fazer no Jalapão, sendo algumas experiências imperdíveis. Selecionamos algumas:
1) Flutuar nos Fervedouros
As fotos mais famosas do Jalapão incluem sempre alguém flutuando em piscinas naturais de águas cristalinas e morninhas.
Pois esses são os fervedouros!
O fenômeno natural é único e, exatamente por isso, especial! As nascentes em meio ao cerrado do Tocantins brotam de lençóis freáticos com tanta pressão que fazem com que as pessoas flutuem na água sem nenhum esforço e para completar a areia em suspensão dá a falsa impressão de que há fundo na piscina dos fervedouros. Não se engane! Nos pontos onde brota a água das nascentes é impossível tocar o pé no chão!
Estima-se que existem fervedouros com até 30 metros de profundidade!
Apesar da estranheza inicial ao nadar em um local "sem fundo", a experiência é absolutamente incrível!
2) Apreciar o Pôr do Sol
Ano após ano a erosão natural da Serra do Espírito Santo formaram as Dunas do Jalapão. O cenário é espetacular, com areias douradas formando elevações de até 40 metros!
E é essa paisagem a mais popular para apreciar o pôr do sol, pois as cores do final da tarde intensificam a cor das dunas, gerando um deslumbre aos olhos!
A Pedra Furada é outro desses pontos famosos. A formação de arenito ganhou buracos esculpidos naturalmente pelo vento e o sol entra pelas frestas da rocha e deixam tudo especial!
Portanto, o fim de tarde já tem lugar garantido para ir!
3) Curtir o Nascer do Sol
Há quanto tempo você não pára para contemplar o nascer de mais um dia? E esse momento em um cenário especial?
Pois aqui, dorme-se cedo e acorda-se mais cedo ainda para subir a Serra do Espírito Santo e do alto dos arenitos dourados ver o espetacular nascer do sol atrás da serra.
A subida é puxada, equivale a um prédio de 83 andares e a trilha até o mirante principal leva, em média, 50 minutos, mas você verá que todo esforço será recompensado.
4) Refrescar-se em Águas Puras
Você sabia que o Rio Novo é considerado um dos maiores rios de água potável do mundo?
Pois ele cruzará seu caminho várias vezes aqui no Jalapão.
Então, aproveite para relaxar na praia de sua margem de areia branquinhas, e se banhar nas águas puras da Cachoeira da Velha. E, claro, sentir aquela adrenalina no rafting descendo as corredeiras!
5) Descobrir as Cachoeiras no Deserto
Não é à toa que o Jalapão tem sido chamado de "Deserto das Águas". O motivo é fácil perceber: na paisagem inóspita do cerrado brotam diversas cachoeiras dos rios que cortam a região.
E você poderá descobrir muitas delas para se refrescar do calor e relaxar!
6) Contar as Estrelas no Céu
Já ouviu falar que no Jalapão os dias são maravilhosos e as noites espetaculares?
Pois você verá isso, especialmente na época seca, quando à noite o céu torna-se limpo e pela pouca iluminação ao redor, conseguimos ver o céu estrelado com uma intensidade especial. A via láctea pode ser vista a olho nu bem fácil.
Jalapão também é lugar de observar toda a constelação e nunca mais esquecer desse céu, quem sabe com uma fogueira e um banho no Rio Novo!
7) Conhecer para Preservar o Capim Dourado
Um capim que nasce nos campos naturalmente... falando assim, parece ser só mais uma planta por aí.
Mas, o capim dourado é especial, pois pelas mãos dos artesãos do Jalapão ele ganha forma e se transforma em bijuterias, bolsas, chapéus e lindo objetos de decoração!
O capim raro é encontrado apenas no Jalapão e, por isso tem a colheita controlada para que não entre em extinção.
Então, na hora de comprar produtos desse capim, certifique-se de que as peças são de origem das comunidades locais. Ótimos pontos de compra são as lojinhas em Ponte Alta, Mateiros, São Félix e na comunidade quilombola do Mumbuco.
8) Conhecer Pessoas Sensacionais
Por última, mas a mais importante experiência que você terá no Jalapão, será conhecer as pessoas que aqui nasceram e o estilo que elas vivem.
Simplicidade, hospitalidade e respeito são apenas algumas palavras para descrever esse povo alegre, acolhedor e que, com certeza, vai mudar sua cabeça e transformar seus conceitos!
Prontos para viver todas essas experiências? Então vem pro Jalapão!
Fervedouros
Veja MaisFervedouros
Os fervedouros de águas cristalinas são a marca registrada do Jalapão, eles são nascentes de rios subterrâneos que, geralmente, não têm espaço para vazão da água e, por isso, formam uma espécie de piscina natural.
A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático permite que as pessoas não afundem e fiquem em uma constante flutuação relaxante, se tornando um desejo de visitação queridinho entre os viajantes.
Há dezenas deles espalhados pela região, porém os principais abertos a visitação são:
Fervedouro do Ceiça: é o mais antigo da região. Por ser o primeiro aberto ao público, ele ganhou popularidade e costuma ser um dos mais visitados. Ele é rodeado por lindas bananeiras e a água do fervedouro escoa para fora da piscina principal, formando um pequeno caminho de água cheio de charme.
Fervedouro do Bela Vista: todos os fervedouros são lindos, mas os olhares se voltam preferencialmente para a beleza indescritível do Fervedouro Bela Vista, o mais paradisíaco entre todos. O motivo é a cor da água, um azul intenso cristalino rodeado de bananeiras que fazem o contraste das cores.
Este fervedouro possui uma excelente infraestrutura como restaurantes para quem deseja passar o dia por ali.
Fervedouro Encontro das Águas: é o que tem a maior ressurgência. Isso significa que mesmo que você queira dar um mergulho rápido, no Encontro das Águas isso é impossível mesmo com alguém te empurrando!
A ressurgência cria um círculo de areia dentro da água que dá uma beleza particular ao fervedouro. Caso ele esteja cheio, uma dica é dar um pulo no encontro dos rios Sono e Formiga enquanto espera. São apenas 2 minutos de caminhada.
Outros Fervedouros que você também pode conhecer são:
- Fervedouro do Alecrim
- Fervedouro Puro Encanto
- Fervedouro Buriti
- Fervedouro Buritizinho
- Fervedouro Macaúbas
Vale lembrar que é proibido entrar nos fervedouros de protetor solar ou repelente, e retirar qualquer tipo de vegetação ou areia. Há também um tempo de permanência estipulado por cada um deles.
Cachoeiras
Veja MaisCachoeiras
Um banho de cachoeira renova as energias de qualquer pessoa! A intensidade, a força e a temperatura da água são realmente revigorantes e extremamente refrescantes para quem visita o Jalapão em dias quentes.
O Jalapão conta com cachoeiras incríveis, algumas com quedas pequenas, outras maiores, mas todas lindas de sua forma.
E as principais cachoeiras da região são:
- Cachoeiras do Rio Novo
- Cachoeira da Velha
- Cachoeira do Formiga
- Cachoeira do Rio Soninho
- Cachoeira das Araras
- Cachoeira da Roncadeira
- Cachoeira do Escorrega Macaco
- Cachoeira do Lajeado
- Paredões do Cânion do Sussuapara, onde também há uma pequena queda d’água para banho.
Você poderá conhecer as mais lindas cachoeiras do Jalapão nos roteiros Volta ao Parque, Emoções, Vivências e Travessias Jalapoeiras.
Serra do Espírito Santo e Dunas do Jalapão
Veja MaisSerra do Espírito Santo e Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão
As Dunas do Jalapão é parada obrigatória para quem visita o destino, elas são incríveis e dão a sensação de se estar em um verdadeiro deserto.
A dica é apreciar o pôr do sol por aqui. O show natural proporciona uma mudança de cenário incrível que vale a pena ser contemplado.
Serra do Espírito Santo
Próximo das dunas, a Serra do Espírito Santo também é muito convidativa para contemplação do nascer ou do pôr do sol. A dica é subir a Serra antes do nascer do sol e apreciar a vista dos primeiros raios do dia com uma vista privilegiada.
Vista da Serra do Espírito Santo.
As dunas ganham tons de dourado e a Pedra Furada, onde os raios de luz do final da tarde formam cenários deslumbrantes em meio aos buracos formados pelo vento nas rochas de arenito.
Você poderá apreciar e até fazer trekking pela Serra do Espírito Santo nos roteiros pelo Jalapão: Volta ao Parque, Emoções, Vivências e Travessias Jalapoeiras. Conheça e vem com a gente!
Para conhecer todos os pontos turísticos com mais tranquilidade e de uma forma única, com vivências e experiências, fale com a nossa equipe. A Cerrado Rupestre tem os melhores roteiros para que você visite o máximo de pontos turísticos do Jalapão durante a sua viagem por aqui.
Partiu Jalapão?