Fervedouros
Os fervedouros de águas cristalinas são a marca registrada do Jalapão, eles são nascentes de rios subterrâneos que, geralmente, não têm espaço para vazão da água e, por isso, formam uma espécie de piscina natural.
A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático permite que as pessoas não afundem e fiquem em uma constante flutuação relaxante, se tornando um desejo de visitação queridinho entre os viajantes.
Há dezenas deles espalhados pela região, porém os principais abertos a visitação são:
Fervedouro do Ceiça: é o mais antigo da região. Por ser o primeiro aberto ao público, ele ganhou popularidade e costuma ser um dos mais visitados. Ele é rodeado por lindas bananeiras e a água do fervedouro escoa para fora da piscina principal, formando um pequeno caminho de água cheio de charme.
Fervedouro do Bela Vista: todos os fervedouros são lindos, mas os olhares se voltam preferencialmente para a beleza indescritível do Fervedouro Bela Vista, o mais paradisíaco entre todos. O motivo é a cor da água, um azul intenso cristalino rodeado de bananeiras que fazem o contraste das cores.
Este fervedouro possui uma excelente infraestrutura como restaurantes para quem deseja passar o dia por ali.
Fervedouro Encontro das Águas: é o que tem a maior ressurgência. Isso significa que mesmo que você queira dar um mergulho rápido, no Encontro das Águas isso é impossível mesmo com alguém te empurrando!
A ressurgência cria um círculo de areia dentro da água que dá uma beleza particular ao fervedouro. Caso ele esteja cheio, uma dica é dar um pulo no encontro dos rios Sono e Formiga enquanto espera. São apenas 2 minutos de caminhada.
Outros Fervedouros que você também pode conhecer são:
- Fervedouro do Alecrim
- Fervedouro Puro Encanto
- Fervedouro Buriti
- Fervedouro Buritizinho
- Fervedouro Macaúbas
Vale lembrar que é proibido entrar nos fervedouros de protetor solar ou repelente, e retirar qualquer tipo de vegetação ou areia. Há também um tempo de permanência estipulado por cada um deles.